NFT no Mercado Imobiliário

NFT no Mercado Imobiliário (“Non-Fungible-Token”)

Você já ouviu falar sobre NFT no Mercado Imobiliário? O NFT pode ser considerado algo novo, mas já existe e vem ganhando força há um tempo.
Essa sigla, NFT, já é realidade nos mercados físicos e vem ganhando a cena nos mercados mais regulados, como o imobiliário.
NFT nada mais é do que um certificado de segurança digital que utiliza o mesmo sistema de segurança utilizado no Bitcoin, ou seja, das tão conhecidas Criptomoedas.
Hoje a resistência para este tipo de transação digital já é baixo, a maioria dos mercados mundiais já sabem que é realidade e que esse sistema veio para revolucionar a forma de trabalharmos com o dinheiro.
Uma grande reclamação do Mercado Imobiliário tradicional é a Burocracia e aqui já podemos ver uma mudança grande em um futuro próximo de como as coisas irão funcionar.

Qual a prática do NFT no Mercado de Imóveis?

Na prática você cria um registro digital que transforma o seu bem em algo único. Gerando escassez no Mercado e assim aumentando seu valor.
Desde o início de sua criação, o sistema de segurança das criptomoedas já era vislumbrado pelos mais visionários como um sistema superinteressante que garante a propriedade de um bem, de forma digital, podendo sim ser particionado e, principalmente, ser adquirido de qualquer lugar do mundo simplesmente pela transação monetária para a aquisição do bem.
Vamos a um exemplo prático no Mercado Imobiliário:
Hoje, para adquirirmos um imóvel temos que consultar junto ao Registro de Imóveis se aquele apartamento está vinculado a pessoa que se diz Proprietário, se há algum tipo de pendência em relação ao imóvel ou ao nome do Proprietário e, após a checagem da viabilidade da transação, agenda-se uma Escritura declarando a transação e depois registra-se a Compra e Venda diretamente no Cartório de Imóveis.
Neste novo modelo de NFT, podemos imaginar que o imóvel e a sua escritura ficariam ligados diretamente a um Token Criptografado.
Este Token representa algo único e que não pode ser mudado. Assim como a Matrícula do Imóvel, que é algo único e não tem alteração, simplesmente atualização desde que ela seja criada junto ao Imóvel.
A tecnologia vinculada a esta, chamada Blockchain, garante as transações digitais de forma seguras e que também assegura que não exista fraude. Existe um modelo de confirmações que são feitas para que esta transação não corra o risco de ser manipulada.
Quando alguém adquire o Token, esta passa a ser proprietária daquele bem, ou seja, passa a ser dona daquele imóvel.

Quais Vantagens que o NFT traria ao Mercado Imobiliário?

Pensando de uma maneira a melhorar nosso dia a dia e também de assegurar que possamos utilizar as tecnologias ao nosso favor, já podemos imaginar quais benefícios este tipo de transação traria ao mercado imobiliário. Podendo citar :
– Facilidade de negociação 
Os interessados na compra ou venda podem efetuar a transação de qualquer lugar do mundo. Isso significa dizer que, mesmo em outro país, em apenas alguns segundos um potencial comprador pode adquirir um imóvel de forma rápida e segura.
– Possibilidade de compra de parte do bem e não apenas em sua totalidade
Outro benefício que existe nessa modalidade é o fato de que é possível que o imóvel seja comprado de forma percentual. Isso significa dizer que existe a possibilidade de compra de parte de um imóvel, quando pensamos em investimento, ou de maneira rápida e fácil adquirir também sua totalidade.
– Diminuição dos custos na aquisição
Uma das grandes reclamações atuais é o alto custo quando falamos em transações imobiliárias. Este novo modelo de negócio pode garantir uma redução tanto da burocracia quanto dos valores para que a transação seja concluída.
Atualmente temos um custo de, em média, 4,2 % de taxas para transação, incluindo ITBI, Registro, Escritura, etc.
Neste novo modelo, como a escritura serial digital,  estaria unicamente vinculada a um TOKEN. Essa facilidade de obtenção poderia tornar esta transação menos onerosa aos envolvidos. Claro que isto dependerá de como os governos irão visualizar este tipo de transação.
– Tempo real
Um dos maiores benefícios é o fato de simplificar a burocracia. Imagine em apenas um clique você adquirir um imóvel, sem toda documentação, escritura e etc.
Lógico que isto irá exigir uma evolução da forma que o Mercado Imobiliário vê esse tipo de transação e algumas novas práticas deverão ser criadas para que tenhamos uma boa utilização.
As NFT no Mercado Imobiliário ainda tem grandes avanços a serem dados, porém já será efetuado alguns lançamentos de imóveis com esta característica.

NFT nos dias de Hoje !

Conforme anunciado agora em Novembro de 2021, a plataforma Imóvelweb irá comercializar 16 apartamentos em Porto Alegre, cada um no valor de R$ 600 mil neste modelo de NFT’s ao Mercado Imobiliário e a expectativa é que se venda rapidamente.
Lembrando que a Escassez nos produtos é um fator que pode ganhar muita força no valor de Mercado e isto já está sendo vislumbrado pelos investidores.
Prepare-se pois a transformação imobiliária está mais próxima do que você imagina.
Todas as tecnologias que vierem para somar devem ser agregadas ao nosso dia a dia e assim poderemos otimizar e muito nosso tempo.
E você, o que acha desta nova tecnologia ??

Comments are closed.