Avaliação de Imóveis – Conheça 8 dos maiores Mitos e Verdades !

Avaliação de Imóveis
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Avaliação de Imóveis

A maior dúvida das pessoas que pensam em vender ou comprar seu imóvel é: Como faço avaliação de imóveis dentro da realidade do mercado? O que analisar na avaliação?

Certamente são vários os fatores que são analisados antes de fazer uma avaliação imobiliária.

Então, para você que quer começar a entender melhor, iremos listar alguns Mitos e algumas Verdades quando o tema é Avaliar e Valorizar na hora da venda do imóvel.

Mito 1 – ⇑ Localização

Avaliação de Imóveis

Localização – Valorize

Cada vez mais este item tem relevância quando falamos em valor final do imóvel.

O trânsito e a difícil mobilidade na cidade de São Paulo, por exemplo, justificam essa valorização.

Cada vez mais as pessoas entendem que o tempo ganho em morar perto do trabalho e dos locais que costumam frequentar pode ser “monetizado” no valor do imóvel.

Serviços de mobilidade e infraestrutura como: metrô, ônibus, mercados, hospitais, escolas e farmácias são pontos que certamente qualificam e agregam maior valor a uma região.

Mito 2 – Decoração e mobilha (X)

Avaliação de Imóveis

Decoração – Valorize

Muitos acham que mobiliar um imóvel antes de vender valoriza o bem.

Obviamente o fato de estar mobiliado dá um aspecto de valorização maior do que a entrega de um imóvel no contra piso, onde haverá um custo de obra ou reforma para a entrada.

Contudo, isto é um assunto delicado, uma vez que o investimento, por exemplo, de R$ 50 mil com móveis e obras não será revertido em sua totalidade no valor final de venda.

Embora exista uma questão chamada: “gosto pessoal” que pode valorizar ou não o imóvel.

Por este motivo, consideramos a decoração um mito na valorização do imóvel.


Em uma avaliação de imóveis profissional são considerados todos esses pontos a fim de definir exatamente quais são os pontos de valorização.

Mito 3 – ⇑ Lazer

Avaliação de Imóveis

Lazer – Valorize

O lazer tem sido de grande relevância nas buscas por imóveis.

Decerto os prédios e condomínios que possuem uma estrutura completa de lazer, com opções para as crianças e os adultos, sem dúvidas, possuem um maior valor agregado que reflete no imóvel.

Trata-se de uma opção segura para quem quer deixar os filhos brincando nos espaços comuns, além de economia e segurança para aqueles que têm à disposição academia, piscina, quadra, etc.

Mito 4 – Área útil (X)

Área Útil Valorize

Área Útil – Valorize

Embora seja um item de extrema importância, a área útil não necessariamente se reverte em valorização do imóvel.

Isto porque se esta metragem é mal aproveitada e não reverte o tamanho em qualidade e conforto de moradia, não traz nenhum benefício ao comprador.

Por este motivo consideramos que utilizar apenas a área útil como um fator de valorização do imóvel é um MITO.

Mito 5 – ⇑⇑ Valor do condomínio

Custos condomínio - Valorize

Custos condomínio – Valorize

Com toda a certeza é um dos itens que merece mais atenção na lista!

O valor do condomínio é essencial na avaliaçao de imóveis, pois de acordo com as incertezas do país é comum as pessoas se prevenirem dos altos custos, principalmente quando estes são mensais.

Exemplo disso é: Um dos perfis de imóveis menos procurados atualmente são os apartamentos com mais de 200 metros, muitas vezes 1 por andar, com condomínios em torno de R$ 2,5 mil.

Por certo, além do alto custo (não considerando ainda o IPTU), isso retira também a liquidez do imóvel tanto para locação quanto para a venda. Por isto, é sim uma VERDADE.

Mito 6 – ⇑ Planta

Planta Valorize

Planta – Valorize

A planta do imóvel segue a mesma questão da área útil. Se bem aproveitada, pode ser considerada um diferencial de valorização.

Certamente você já ouviu falar: “Nossa, nem parece que esse apartamento tem só X metros?” Na nossa análise, consideramos a planta um ponto de valorização, quando bem aproveitada no imóvel.

Mito 7 – ⇑⇑ Varanda Gourmet 

Varanga gourmet - Valorize

Varanda gourmet – Valorize

Um dos pontos mais procurados e importantes nos apartamentos atualmente: a tão sonhada Varanda Gourmet.

Para muitos, é um ponto de partida e pré-requisito na hora de escolher seu imóvel. Ao passo que valoriza os prédios que possuem esta característica de churrasqueira na sacada, desvaloriza os antigos que não têm.

Por este motivo, consideramos uma VERDADE e um dos pontos atuais mais fortes quando falamos em apartamentos.

Mito 8 – ⇑ Vagas

Vagas garagem - Valorize

Vagas garagem – Valorize

As vagas são consideradas ponto de valorização por vários aspectos. Antes de mais nada devemos exemplificar alguns tipos diferentes de vagas: As determinadas por rodízio anual, as são definidas por escritura e as com boa localização e a facilidade de entrada e saída no prédio, entre outros.

Todos esses aspectos contribuem para afirmar o valor final do imóvel. Só para exemplificar, hoje em dia uma vaga valoriza de R$ 30 a R$ 50 mil no valor final de um imóvel.

Essa análise foi feita de forma genérica. Portanto, se você quer uma avaliação de imóveis mais assertiva, que lhe ajude a otimizar seu tempo de locação ou venda, fale com um de nossos corretores.

BONUS: + 5 mitos na venda de imóveis!

1 – Quanto mais pessoas anunciarem meu imóvel, melhor!

Isso antigamente era até verdade, uma vez que a divulgação não era tão completa como temos hoje na internet.

Um erro é achar que deixando seu imóvel com várias imobiliárias diferentes, você terá um resultado melhor.
Avaliação de imóveis de diferentes empresas pode existir muitas divergências, como veremos abaixo:

Vejamos, se você divulga por 500 mil seu imóvel e coloca em 5 imobiliárias, ao procurar seu imóvel o cliente vai ver que você deixou com todas as empresas possíveis e ele pode considerar que o vendedor está desesperado, dificultando assim a negociação.

Outro fator é que as imobiliárias podem colocar valores diferentes, deixando o comprador inseguro quanto ao real valor do seu imóvel, decerto atrapalhando assim o vendedor.

2 – Placas no local

Muitas pessoas deixam diversas placas de VENDE-SE ou ALUGA-SE na frente de casa ou do prédio.

Isso desvaloriza completamente o imóvel, dando uma sensação de abandono ou de imóvel em “leilão”.

O vendedor fica com poucas armas quando o cliente comprador aparece e é comum receber aquelas propostas “inaceitáveis”.

3 – Fotos com celular

Muitas pessoas, clientes e vendedores, enviam suas fotos do próprio celular acreditando que, pelo fato de terem boa imagem, serão boa “vitrine” para os compradores.

Este é um grande erro, pois não existe angulação necessária para a visualização do comprador.

Para isto, convidamos você para cadastrar seu imóvel em nosso site que faremos o anúncio de forma gratuíta, com câmera e fotos profissionais, para turbinar sua venda. Você agenda a data e iremos fazer este serviço para você.

4 – Venda direta é economizar

Primeiramente isto não é verdade, pois trabalhamos com o valor pedido pelo vendedores a intermediação é um “custo” de segurança da intermediação, como qualquer serviço.

Porém, muitas para economizarem um pequeno valor, acabam correndo um grande risco. A especialidade imobiliária pode lhe resguardar sobre um alto “prejuízo”.

Considerando que temos uma negociação direta entre as partes, cada um tenderá a defedender o seu lado e isto é perigoso caso não haja conhecimento técnico.
A avaliação de imóveis, acompanhamento da negociação, validação das documentações entre as partes, assessoria jurídica, acompanhamento do processo, acompanhamento do financiamento imobiliário, ou seja, todos esses pontos fazem parte dos serviços que uma imobiliária oferece.

 5 – Anúncio é tudo igual

Se você não fizer um anúncio atrativo, em meio ao mercado atual, dificilmente terá retorno na comercialização do seu imóvel.

Por este motivo, ele deve ser abordado de forma clara e descritiva, para que o comprador tenha uma boa idéia e apenas “confira” os detalhes apresentado no anúncio.

Um anúncio bem definido tem um retorno muito maior do que um feito sem a devida preocupação.

Espero que tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre os Mitos na Venda dos Imóveis.

Avaliação de Imóveis correta e boa valorização  do que tem de melhor e lhe trás resultados diferenciados.

6 Dicas para vender seu im[ovel

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